Rodrigo Veras



Rodrigo Veras, natural de Recife/PE, é construtor de instrumentos musicais de cordas dedilhadas. Herdou o conhecimento da arte da Luteria com o seu Mestre Lúcio Jacob, de Viçosa/MG, através da observação e do diálogo dentro do espaço físico da Oficina do Mestre, desde 2008. Os principais instrumentos construídos por Rodrigo Veras são: Viola de 10 cordas, Viola Machete, Violão Clássico, Violões de 7 e 8 cordas, além de projetos pensados junto aos músicos. 

Os instrumentos, construídos sob encomenda, respeitam os princípios do método tradicional espanhol de construção de instrumentos de cordas dedilhadas, baseados, sobretudo, em releituras de instrumentos clássicos dos principais luthiers do mundo. Além das pesquisas em plantas de instrumentos consagrados, Rodrigo constrói instrumentos a partir de pesquisas organológicas e iconográficas de alguns instrumentos antigos que fazem parte do imaginário da tradição de instrumentos de cordas dedilhadas no Brasil e no mundo.

O Ensino da Arte da Luteria apareceu em sua trajetória com a realização, entre 2014 e 2016, da Capacitação de 10 construtores de Viola Machete, em São Francisco do Conde/BA, pelo Projeto "Essa Viola dá Samba!", que tinha como objetivo principal a retomada da confecção artesanal e da execução instrumental da Viola Machete em grupos tradicionais de Samba Chula no Recôncavo Baiano. Rodrigo Veras também já teve a oportunidade de oferecer cursos, palestras, workshops, concertos didáticos e participação em debates sobre Luteria, em algumas das principais instituições de fomento à música e suas áreas afins, sobretudo, no Nordeste Brasileiro.

Outra atividade que permeia os trabalhos do Luthier é a "Exposição Corpo Du Som" que tem como foco a demonstração didática da construção artesanal de instrumentos musicais de cordas dedilhadas. Através de diversas plataformas, se busca uma aproximação entre o público alvo (músicos, estudantes de música, artesãos) e a arte da Luteria. A Exposição Corpo Du Som esteve em cartaz no lançamento do SESC SONORA BRASIL 2015-2016 (Violas Brasileiras) e na MOSTRA SONORA BRASIL 2016, respectivamente, em Vitória/ES e Recife/PE.

Atualmente, Rodrigo tem voltado seu trabalho para a confecção artesanal de instrumentos, o compartilhamento de informações sobre a luteria praticada no Nordeste, o estudo da confecção de instrumentos antigos, e pesquisas voltadas para a área de patrimônio musical. 









 







Postagens mais visitadas deste blog

Viola Machete Construída para Milton Primo/BA - São Francisco do Conde/BA

Curso de Goma Laca para Instrumentos Musicais com Lúcio Jacob - São Francisco do CondeBA

Viola Machete construída para Chico Saraiva - São Paulo/SP