Viola de Dez Cordas construída para Laís de Assis - Recife/PE



Com muita honra que apresento a segunda Viola de Dez Cordas que construo para a Violeira pernambucana Laís de Assis. Essa parceria já deu muito certo, e continuamos nossa mútua evolução com essa Viola pensada nos mínimos detalhes para a música e o corpo da Laís.

Dessa vez, escolhemos, para a lateral e fundo, uma madeira pela qual sou apaixonado pelo resultado acústico, estético e perfume que exala em toda a Oficina em qualquer uma das etapas: o cipreste espanhol. Madeira comumente utilizada para laterais e fundo de violões flamencos, nas minhas violas, sinto que amacia os sons metálicos, característicos das cordas de Viola, gerando médio graves equilibrados e firmes.

Com essa Viola, fecho essa concepção desse modelo de instrumento, do qual me refiro como Viola Média n. 1, concebida junto com meu Mestre Lucio Jacob em 2011. Já tenho outros tamanhos em constante evolução, mas após algumas dezenas desse modelo construído, já tenho completa percepção dos potenciais desse tamanho de Viola, mais pensado para instrumentos solistas, acompanhados por outros instrumentos com tessitura mais graves. A violinha canta bonito, com agudos e médios presentes e muito brilhantes, devido, sobretudo, à escolha do Abete rosso como madeira para o tampo.

ESPECIFICAÇÕES:

Tampo: Abete rosso (abeto italiano da Foresta di Paneveggio)
Lateral e fundo: Cipreste espanhol
Braço: Cedro brasileiro
Filetes: Jacarandá
Escala: Ébano africano
Cavalete: Jacarandá 
Trastes: Alpaca
Tarraxas: Gotoh















Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Goma Laca para Instrumentos Musicais com Lúcio Jacob - São Francisco do CondeBA

Viola Machete Construída para Milton Primo/BA - São Francisco do Conde/BA

Viola Machete construída para Chico Saraiva - São Paulo/SP