Violão de 7 cordas construído para Bruno Nascimento - Recife/PE
É um violão de 7 cordas baseado nos princípios da luteria espanhola, procurando adaptar alguns detalhes para alcançar as exigências do músico. Trata se de um violão com a massa de ar interna ampliada, em busca de um grave presente e encorpado.
Para alcançar esse resultado, ao menos três fatores foram importantes: a pouca diferença entre a altura dos pontos chaves das laterais (bojo maior, cintura, bojo menor e salto); a perfuração planejada de um buraco na lateral, para aumentar o retorno para o músico; e a escolha do cedro canadense para o tampo.
Normalmente, utilizo uma diferença considerável entre os pontos chaves das laterais para aumentar a projeção; mas, nesse caso, a prioridade era o aumento da massa interna de ar, que favorece o "corpo" das frequências graves.
Já a perfuração da lateral se mostrou um item altamente válido, pois a sensação de "corpo sonoro" projetado para quem está tocando gera segurança e conforto.
O uso do cedro canadense é explicado pela busca de um timbre característico do repertório para 7 cordas. O resultado mostrou uma clara independência entre as frequências, com pouca presença de harmônicos (o som não embolou...rsrsrsrs). Quando Bruno tocou na minha frente, fechei os olhos e tive contato exatamente com o timbre que buscávamos. Dos acordes de Guinga, melodias harmonizadas e presença suficiente para tocar qualquer música do repertório tradicional da música brasileira para 7 cordas.