Workshop Construção de Violão Clássico - IV Seminário de Violão José Carrion - Recife/PE


No dia 17 de maio de 2017 aconteceu, dentro da programação do IV Seminário de Violão José Carrión realizado no Conservatório Pernambucano de Música, em Recife, o Workshop "A construção tradicional de instrumentos musicais de cordas dedilhadas e a importância do diálogo músico-luthier para a música na contemporaneidade", oferecido por mim, Rodrigo Veras. 
Foram duas horas agradáveis de muita conversa e levantamento de questões acerca da Construção Artesanal, sobretudo, de Violões Clássicos, já que o evento tinha esse foco.
Tive a oportunidade de expor o método de construção espanhol de Violões Clássicos, já que é a escola mais tradicional e a que tenho mais contato. Contato esse aprendido com meu Mestre Lúcio Jacob, de Viçosa/MG, que era o convidado para ministrar a Oficina, mas não pode estar presente por questões de saúde e me indicou ao coordenador pedagógico do evento, o violonista Guilherme Calzavara. Aproveito a o ocasião para agradecê-los pela oportunidade de expor meu trabalho.
Como material didático expositivo levei um Violão Modelo Hermann Hauser (1943) em processo de montagem, antes de ser fechado, para mostrar aquilo que geralmente não é visível aos músicos e ao público: a parte interna do violão e suas partes constituintes. Além do Violão, foram mostradas as diferentes madeiras ainda não "trabalhadas" que compõem um instrumento: tampo, fundo, braço, escala, laterais e algumas ferramentas como a soleira e alguns sargentos artesanais que construí e que são fundamentais para o trabalho. 
A receptividade do público, ao menos para mim, foi ótima. Bastante curiosidades e dúvidas foram colocadas na roda e tivemos uma tarde agradável de aprofundamento dos conceitos fundamentais que regem a construção de violões clássicos.
Ao final, tivemos uma audição de alguns instrumento que construí com o violonista Lucas Oliveira, que tocou a linda peça de Elomar "Calundu e Cacorê", além do Mestre Violeiro Adelmo Arcoverde e sua pupila talentosa e grande violeira Laís de Assis. Fiquei muito feliz com a presença desse músicos competentes que foram bastante disponíveis para abrilhantar o evento. Agradeço a presença deles e do fotógrafo Alexandre Salomão, que fez o registro do Workshop.
Espero ter contribuído, através desse workshop, para a difusão da Luteria, do trabalho de luthier e, principalmente, da importância do diálogo músico-luthier no ato do planejamento prévio dos instrumentos, para sempre atingirmos uma satisfação para tod@s envolvid@s.




Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Goma Laca para Instrumentos Musicais com Lúcio Jacob - São Francisco do CondeBA

Viola Machete Construída para Milton Primo/BA - São Francisco do Conde/BA

Viola Machete construída para Chico Saraiva - São Paulo/SP