Violão de 7 cordas construído para Kiko Santana - Recife/PE


Para construir esse Violão de 7 cordas foram utilizadas as madeiras expostas na foto acima. Só não estão contempladas na foto a madeira do cavalete e das peças internas que compõem o instrumento.

Como pode ser observado, claramente as madeiras do fundo são espelhadas entre si. Essa escolha é obtida através do corte em sentido longitudinal de uma madeira com espessura de, no mínimo, 8 mm. De sólito, além de oferecer um belo efeito estético, na luteria tradicional de violões, é preferível o uso de madeiras retiradas do mesmo "tronco" para fundos e laterais para manter, também, uma simetria no que diz respeito à distribuição de massa nas madeiras formativas do instrumento como um todo.

Nessas madeiras selecionadas para compor o fundo a simetria é vista a olho nu graças ao contraste da parte interna do tronco da madeira, ou massa lenhosa (cor marrom) e da contra casca (cor branca). Algumas espécies, entre elas o jacarandá, permitem o uso da entre casca, pois, apesar de ser menos densa que a parte lenhosa propriamente dita, ainda é uma parte da árvore que oferece equilíbrio dinâmico e trabalhabilidade.

A concepção de construção desse instrumento segue a linha da Escola Tradicional Espanhola com o leque harmônico formado por sete madeiras (abeto) coladas no sentido da fibra do tampo, mais duas no sentido inverso, e duas travessas coladas transversalmente às fibras do tampo em cedro brasileiro, na parte interna do tampo ao redor da boca, além da madeira colada transversalmente e localizada abaixo da escala.

ESPECIFICAÇÕES:

Tampo: Abete Rosso
Lateral e fundo: Jacarandá 
Braço: Cedro  
Filetes: Jacarandá
Escala: Ébano
Cavalete: Jacarandá
Trastes: Inox










Postagens mais visitadas deste blog

Curso de Goma Laca para Instrumentos Musicais com Lúcio Jacob - São Francisco do CondeBA

Viola Machete Construída para Milton Primo/BA - São Francisco do Conde/BA

Viola Machete construída para Chico Saraiva - São Paulo/SP