Reforma de Viola de Fandango para Hugo Lins - Recife/PE




Venho através dessa publicação compartilhar uma reforma de uma viola de fandango. Trata se de uma viola linda, feita artesanalmente com muito capricho e tive a honra de deixa-la em boas condições para uso.

O primeiro serviço foi trocar todos os trastes, pois nenhum traste estava em local "correto". Então primeiro retirei todos os trastes, fechei a escala com a mesma madeira (em prévia consulta ao cliente), nivelei a escala (feita em imbuia) e reabri os trastes em local correto.

Essa viola tem uma especificidade em relação às outras que costumo trabalhar. O comprimento da escala é de 540mm, enquanto nas outras que já tive acesso tem 580mm, e também algumas 590mm.

Colocado os novos trastes decidimos (eu e o cliente) de trocar o sistema de cravelhas de madeira para tarraxas individuais. Para fazer esse serviço tive que colocar "orelhinhas" na mão para aumentar a área da mesma. Escolhi a mesma madeira da pala da mão (imbuia).

Depois fiz a reforma de todo o tampo, que tinha em cinco lugares rachaduras, fechando por dentro, sendo necessário colocar algumas madeirinhas internas para reforçar a nova colagem. Depois de ter lixado o tampo inteiro, refiz os desenhos decorativos, que eram todos feitos com caneta.

Regulei a altura das cordas, em relação ao cavalete, que também foi reformado (lixado e passado óleo de linhaça).

A viola tem um som incrível, muito lindo mesmo! Um timbre ancestral que me lembrou o timbre de antigas violas campaniças portuguesas. Sobretudo, aquelas divulgadas por Michel Giacometti em sua pesquisa "Povo que canta".

Agradeço a Hugo pela oportunidade e também a Livia Marchetti pela cooperação.





Postagens mais visitadas deste blog

Site do Luthier Lucio Jacob - Viçosa/MG

Viola Machete Construída para Milton Primo/BA - São Francisco do Conde/BA

Curso de Goma Laca para Instrumentos Musicais com Lúcio Jacob - São Francisco do CondeBA