Cremona MondoMusica 2017 e Exposição "Antonio de Torres: lo Stradivari della Chitarra Moderna" - Cremona/Itália


Com o intuito de compartilhar a experiência de estar em uma das mais conhecidas "cidades da Luteria" escrevo essa postagem sobre a Feira de Luteria "Cremona MondoMusica 2017" e a Exposição "Antonio de Torres: lo Stradivari della Chitarra Moderna". Cremona MondoMusica é um evento anual que acontece todo mês de setembro e esse ano ocorreu entre os dias 29/09 e 01/10. A feira reúne os principais fornecedores, distribuidores, luthiers, editores de livros e revistas de Luteria e associações de Luteria de 28 países do mundo, distribuídos em 289 stands no salão. 
Além da "Cremona MondoMusica 2017" segue, abaixo algumas imagens e textos sobre a Exposição "Antonio de Torres: lo Stradivari della Chitarra Moderna", que contou com a Exposição de 8 instrumentos originais construídos pelo pai da Luteria de Instrumentos de Cordas Dedilhadas. 
Espero ter contribuído, a partir desses textos e imagens, com a divulgação desses eventos, assim os luthiers e amantes da luteria podem avaliar e pesquisar se vale a pena estar presente nas edições sucessivas. 

MONDO MUSICA 2017

A primeira parte da feira diz respeito à confecção artesanal de pianos e instrumentos de sopro. Como essa família de instrumentos musicais não é o foco do Blog Corpo Du Som, deixamos aqui apenas registrado. 

Já a segunda parte da feira acontece no segundo pavilhão e conta com várias pessoas e instituições que trabalham com a Luteria de Instrumentos de Cordas Dedilhadas e Friccionadas. Algumas das principais empresas que demonstram seus principais produtos são: Cordas Savarez, Tarraxas Alessi, Tarraxas Rubner, Tarraxas Schaller, Rivolta Woods (madeira), Corradi SPA (limas e grosas para luteria), Filbo Legnami (madeiras), Madinter (madeiras), Japarts (ferramentas de corte japonesas), La stanza della musica (livraria de música), Museo del Violino (com instrumentos originais construídos por Stradivari), Old Wood Colours & Varnishes (óleos e vernizes para Luteria), Kremer (vernizes e produtos para acabamento de instrumentos musicais), Shure (microfones e acessórios).

Como o Blog Corpo Du Som tem seus trabalhos voltados, sobretudo, para a construção de instrumento musicais de Cordas Dedilhadas, não posso deixar de registrar que a grande maioria dos Stands são voltados para a Luteria de Instrumentos da família dos arcos (violino, violoncelo...). Em todo o caso, para nós, luthiers brasileiros já é uma grande oportunidade para conhecer também algumas das principais empresas que trabalham no campo da Luteria de Cordas Dedilhadas, nos diversos setores.

A possibilidade de ter acesso aos contatos dessas empresas e poder conversar com os proprietários é uma grande riqueza dessa feira. Além disso, é possível expor os trabalhos também, desde que a inscrição seja feita com antecedência. Realmente, é uma possibilidade de mostrar o trabalho para muitas pessoas influentes no campo da Luteria Mundial. 

Além da parte expositiva das empresas, a Feira também propõe algumas outras atividades didáticas. Esse ano contou com Masterclass de Luteria para Violão Acústico (Micki Piperno, Jason Kostal, Richard Hoover), Mostra Histórica de instrumentos antigos, diversos concertos e o espaço aberto para exibição musical na Area Acoustic Guitar Village, onde os expositores tocam durante todo o dia para mostrar os instrumentos em palco. Além dessas atividades, ocorreram uma série de palestras e seminários durante os 3 dias de evento. 

A feira, portanto, oferece um clima agradável para pessoas com diversos interesses. Seja para músicos, amantes da música e sobretudo luthiers e amantes da Luteria. 
Segue abaixo o link oficial do evento:
www.cremonamusica.com


 Estátua feita em homenagem à Stradivari, exposta em praça pública 

Entrada principal da Cremona Mondomusica

Em detalhe uma "Viola d'amore" reconstruída a partir de iconografia do quadro ao lado

Stand da Empresa Rivolta Woods, com sede em Desio, vizinho a Milão.
Em detalhes madeiras para construção de instrumentos a arco e atrás kit de lateral e fundo para instrumentos de cordas dedilhadas.

 Detalhe do Stand da Empresa Rubner Tuning Machines, com tarraxas de alta qualidade.

Detalhe do Stand com bancada de trabalho, formas para violino e viola, mandolins napolitanos e teste  de violão Modelo Hauser.




"Antonio de Torres: lo Stradivari della Chitarra Moderna"

A Exposição "Antonio de Torres: lo Stradivari della Chitarra Moderna", está acontecendo em Cremona, no Museu do Violino, entre os dias 15 de setembro de 2017 a 14 de janeiro de 2018. A maior riqueza da Exposição, além dos textos didáticos distribuídos em todo o salão, é a presença de sete instrumentos originais construídos por Antonio de Torres:

Antonio de Torres FE 27-D - Siviglia (1867)
Antonio de Torres SE 58 - Almería (1884)
Antonio de Torres SE 77 - Almería (1884)
Antonio de Torres SE 81 - Almería (1885)
Antonio de Torres SE 113 - Almería (1888)
Antonio de Torres SE 122 - Almería (1888)
Antonio de Torres SE 146 - Almería (1890)

A mostra também conta com instrumentos originais de Francisco Sanguino, Juan Pagés, Joséf Benedid, Manuel Gutiérrez, José Pernas e Vicente Arias.


Cartaz da Exposição temática ocorrida no Museo del Violino, em Cremona, sobre a obra de Antonio de Torres

Entrada do Museu do Violino - Cremona/Itália

Detalhe de uma oficina de Luteria durante a Exposição "Antonio de Torres: lo Stradivari della Chitarra Moderna"


Violão SE 58 (1884) construído por Antonio de Torres


Detalhe do Fundo em Cipreste do Violão SE 58 (1884) construído por Antonio de Torres em 1884


Detalhe do design do leque harmônico. Os violões SE 113 e SE 122, por exemplo, mantém essa estrutura de 7 madeirinhas no sentido da fibra e mais 2 na "horizontal" (7+2), localizados no diafragma. 


Violões SE 122 (1888) e SE 113 (1888), construídos em Almeria/Espanha.



GUITARRA BARROCA SABIONARI (1679), CONSTRUÍDA POR ANTONIO STRADIVARI 

Sabionari é uma das 5 guitarras barrocas de Antonio Stradivari hoje conhecidas e é a única em condição de ser tocada. Característica do instrumento é um braço particularmente longo para a época, com um comprimento de 74 cm. Esta característica permite o uso de cordas de tripa mais sutis para obter um som mais brilhante e rico de harmônicos. 
A guitarra deve o seu nome a Giovanni Sabionari di Ferrara que a comprou diretamente dos decendentes da Família Stradivari na segunda metade dos 700. Ao início dos 800, assim como outras guitarras de Stradivari, vieram transformadas em seis cordas para adaptá-la às novas técnicas executivas. Um recente restauro lhe restituiu a configuração barroca a cinco cordas duplas e o som original, revelando pela primeira vez ao público contemporâneo. 
Na coleção do Museu do Violino são conservados, entre os outros, um modelo de papelão para braço e colocação dos trastes de guitarra barroca com anotações autografadas pelo filho de Antonio, Omobono, um modelo em papelão para o tampo de guitarra barroca e seis modelos, em madeira de diversos tipos e papel para o molde da mão, sem esquecer o braço com pala original datada de 1675, provavelmente proveniente de um sexto instrumento hoje perdido.














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