O Abete Rosso e a Floresta de Paneveggio (Trento - Itália)
Fotos e texto: Rodrigo Veras e Livia Marchetti
Com o intuito de compartilhar as experiências no campo da Luteria, esta postagem mostra o contexto de como o Abete rosso (Picea abies K.), conhecido no Brasil como "pinho italiano", se transforma em música.
Tradicionalmente, o Abete rosso é utilizado como madeira especial para tampo de instrumentos musicais (violino, violão, viola brasileira, piano, contra baixo acustico, e outros instrumentos cordofones). Seu uso tem como referência principal a Escola Cremonesa de Luteria e o trabalho do celebre construtor Antonio Stradivari.
Um dos principais locais onde se encontra o Abete rosso com suas características próprias que permitem obter o chamado "legno di risonanza" (madeira de ressonância) é a Floresta de Paneveggio, localizada no Norte da Itália, na Provincia Autonoma di Trento. Essa floresta é gestionada pela Agenzia provinciale delle foreste demaniali, orgão público que cuida da exploração sustentável do Abete rosso que cresce nesta região.
Vista aérea da Floresta de Paneveggio
A Floresta de Paneveggio tem uma superfície de 2.793 ha, sendo 86% de Abete rosso, e é situada inteiramente dentro do Parco Naturale Paneveggio/Pale di San Martino. Cerca de 2000 árvores são cortadas anualmente, sendo que só 1% apresenta as características pertinentes ao uso desta madeira para tampo de instrumentos musicais. O restante da madeira é utilizado principalmente para carpintaria e não é considerada, para este fim, uma madeira nobre.
As características que permitem que a madeira do Abete Rosso da Floresta de Paneveggio seja considerada apta para o uso nos tampos harmônicos são:
- crescimento lento e constante da árvore;
- microclima particular e único, específico para o Abete rosso;
- condições do solo ideais;
- altitude entre 1500 e 1900 m;
- gestão florestal secular em que a silvicultura favoreceu a seleção das linhas genéticas mais correspondentes.
Já no bosque, a partir da observação empírica das árvores, podem se perceber elementos favoráveis para obter madeira de ressonância, como a escassa presença de galhos (autopodatura), a regularidade do tronco e a direção das fibras. Em qualquer caso, a identificação definitiva das árvores que fornecerão essa madeira é possível só depois do corte e da avaliação de cada tronco.
As árvores são selecionadas para o corte quando tiverem troncos de diâmetro maior de 50/60 cm e idade em torno de 200 anos. O abatimento é efetuado na estação invernal (entre novembro e abril), durante o repouso vegetativo, momento em que o conteúdo hídrico dos vasos de condução é reduzido ao mínimo, aumentando a presença de vazios que favorecem a propagação sonora.
Em geral, a parte basal da árvore (primeiro metro e meio próximo à raiz) não é utilizada para a madeira de ressonância pela presença de cordões radicais (alongamento da raiz no tronco) e pelo andamento helicoidal das fibras lenhosas para conferir estabilidade mecânica ao tronco.
Depois do abatimento, o tronco é cortado em fatias seguindo a direção radial e as fatias são colocadas sombreadas uma em cima da outra, no ar aberto, onde permanecem por 6 ou 7 meses, assim a secagem da madeira se dá de maneira natural. Feita a secagem, a madeira é selecionada segundo critério de tamanho e qualidade e é colocada na xiloteca, onde permanece curando durante alguns anos.
A particularidade desta madeira é dada por características anatômicas, físico-químicas, mecânicas e acústicas. A madeira de ressonância de boa qualidade não apresenta defeitos macroscópicos, não possui os chamados "olhos", a fibra é reta, com uma regularidade constante no crescimentos do anéis.
Secagem da madeira ao ar aberto
Curagem da madeira na xiloteca
"MADEIRA LUNAR" e "MADEIRA LAVADA"
No âmbito da madeira prestigiada para a construção de instrumentos musicais é chamado "Mondholz" (madeira lunar) aquele Abete rosso que é cortado nos dias que seguem a lua nova de dezembro (que pode coincidir com o solistício de inverno), dias em que a atração gravitacional na Terra é menor. Assim, os vasos linfáticos se esvaziam o mais possível permitindo a melhor propagação das ondas sonoras.
Já a madeira lavada é obtida deixando se os troncos dentro de um rio (água corrente) durante seis meses. A ação mecânica da água favorece a "vibração antecipada" da madeira. Assim, o instrumento novo atinge mais rapidamente a performance requerida.
FLORESTA DO LATEMAR (Bolzano, Itália)
Não longe da Floresta de Paneveggio, existe a Floresta do Latemar, que também apresenta características que permitem que algumas árvores de Abete rosso sejam aptas para obter os tampos harmônicos de instrumentos musicais.
Lago di Carezza, com floresta de abete rosso e a montanha Latemar ao fundo
LINKS: